sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ubuntu 11.04: Surpreso!

Vou dar uma pequena descrição do que culminou nessa minha surpresa.
Primeiramente, eu queria atualizar o Ubuntu do 10.10 para o 11.04, mas não tinha espaço no meu HD para isso. Então a mula aqui resolveu aumentar o tamanho da partição, o que fez com que o Grub (gerenciador de boot do Ubuntu) ficasse desconfigurado.
Consegui resolver o programa com o "Super Grub Disk", mas consegui uma burrada maior ainda: entrei no GParted (software do Ubuntu para gerenciar partições) e formatei o HD.
Como já tenho experiência em asneiras do tipo, formatei e coloquei meu dual boot Windows 7/Ubuntu tranquilamente, mas minhas surpresas começaram aí.

Ao instalar o 7, já configurei um espaço menor para ele (50 Gb dos 75) e comecei a instalar o Ubuntu 11.04.

Surpresa 1

Lembra no primeiro post do "Uma semana pinguim"? Aquela gambiarra para definir a partição (Swap, ext4..)? Dessa vez, a instalação tinha uma nova opção: "Instalar ao lado do Windows 7". Primeira surpresa minha, pois agora ficou muito mais fácil para todo mundo colocar o SO emparelhado a outro.

Surpresa 2

Minha placa de vídeo deu alguns problemas para rodar perfeitamente a interface Unity. Para minha imensa satisfação, consegui voltar para a interface clássica do 10.10, escolhendo "Ubuntu (Clássico)" na tela de login. Bola dentro da Canonical!

Surpresa 3

Talvez a melhor delas: dessa vez, não derramei uma gota de suor para instalar os plugins essenciais, que são Flash e Java: o Flash já estava na central de programas, e o Java bastou eu habilitar "Parceiros da Canonical" nos Canais de Software (Central de Programas > Editar > Canais de software > Outro software > Parceiros da Canonical) e pesquisar por Java. Bem mais simples do que eu me lembro.

E é isso. estou bem contente com as mudanças do sistema, só não gostei da interface Unity, prefiro Gnome. Deveriam deixar a Unity, como antes, só na versão Netbook Remix. Fora isso, estou curtindo o Narval Garboso :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário